Meios de Comunicação

O anúncio é uma mensagem publicitária pela qual se informa ao público, por formas de comunicação, sobre produtos ou serviços. Em termos de jornais, revistas ou outdoors, isso é feito através de artes-finais, da mesma forma como em TV é preciso um videotape e no rádio é necessário um spot ou jingle.
Há também um mercado emergente de mídias alternativas, apresentando inúmeras formas de se veicular mensagens publicitárias, como painéis em para-brisas traseiros de ônibus (busdoor), propaganda em postes de placas de rua, balões, aviões em vôos rasantes, entre outros.

Os meios de comunicação

  • Seu negócio em sintonia com o ouvinte – RÁDIO
    • Som, imagem, impacto. O seu comercial na TV – TELEVISÃO
    • O anúncio que você pode ler – JORNAL E REVISTA
    • A propaganda ao ar livre – OUTDOOR / BUSDOOR
    • Anunciando diferente – MÍDIAS ALTERNATIVAS
    • Propaganda subliminar – MERCHANDISING

O SEU NEGÓCIO EM SINTONIA COM O OUVINTE

Rádio

As emissoras de rádio têm uma penetração extremamente popular. A frequência AM tem grande audiência em regiões rurais e classes mais populares das cidades. A frequência FM, por sua vez, conquistou nas áreas urbanas um largo segmento de público. As exigências de mercado têm feito com que as rádios se dirijam cada vez mais a públicos específicos, criando programas em alguns casos de audiência bem definida.
A veiculação em rádio permite divulgação bem abrangente, com muita utilidade principalmente para popularização de marcas e mesmo bons resultados em apoio para promoções.
As rádios têm suas tabelas comerciais com base em spots de 30″, sendo mais utilizados, além desta duração, os comerciais de 15″. Diversas outras secundagens são possíveis em rádio, com cálculos sendo feitos a partir do comercial base. São utilizados ainda com alguma frequência os de 45″ e 1′.
Geralmente são calculados valores para comerciais rotativos. Caso haja interesse em horários definidos ou programas especiais, as emissoras costumam ter acréscimos ou tabelas especiais para essas veiculações.

SOM, IMAGEM, IMPACTO. O SEU COMERCIAL NA TV

Televisão

Indiscutivelmente, o veículo de maior penetração de massa do mercado publicitário. Também permite a identificação bem definida do público a ser atingido através das linhas adotadas pelas emissoras mais ou menos populares, jornalísticas, culturais etc. – e programas – infantis, esportivos, novelas, jornalísticos, shows etc. Os comerciais mais utilizados são os com duração de 15″ e 30″. Eventualmente, em determinadas campanhas são utilizados VTs de 1′ ou teasers (chamadas que antecedem o lançamento de algum produto ou serviço) de 5″. Outras durações podem ser utilizadas, a partir do momento em que sejam sempre somados tempo de 15″ ao espaço base. As adequações de duração de um VT costumam ser feitas em função do planejamento quanto à verba para veiculação e a criação da campanha ou VT isolado. Em algumas produções voltadas para pronunciamentos de órgãos governamentais ou mensagens empresariais, o tempo de duração pode se estender até 3′ ou mais, não excedendo entretanto os limites de tempo dos breakes (intervalos comerciais) das emissoras, o que exige negociações entre clientes e redes de tv quanto a horários especiais.
Cada programa em televisão tem um custo, obedecendo a faixas horárias de maior ou menor audiência.

O ANÚNCIO QUE VOCÊ PODE LER

Jornal e Revista

Os meios de comunicação impressa proporcionam possibilidade de detalhamento do anúncio, de explorar características de produto e precisão nas informações. Pode-se bem informar o público, estabelecendo uma comunicação eficiente e precisa. Não dependem de fatores como tempo e oportunidade – do consumidor estar em frente a um aparelho de TV ou com o rádio ligado no momento da veiculação. O jornal chega nas primeiras horas, com notícias que podem ser acessadas a qualquer momento. Enquanto o leitor está folheando as páginas ou procurando uma notícia, lá vai estar o seu anúncio. As revistas têm uma duração ainda maior, por terem periodicidade semanal, quinzenal e mensal, atingindo um público mais específico. Com a segmentação do mercado editorial, é possível direcionar os propósitos de comunicação para atingir o público potencial de seu produto. Uma das maiores vantagens na utilização da mídia impressa é que você fala a um público com poder aquisitivo e com expressivo conteúdo cultural.

A PROPAGANDA AO AR LIVRE

Outdoor

Placas de propaganda em formato padrão, utilizadas para publicidade ao ar livre, dentro do perímetro urbano. A linguagem utilizada neste tipo de veículo costuma ser muito direta, objetiva, com forte apelo de comunicação visual. Os painéis são compostos por 36 folhas impressas que, coladas, formam o anúncio a ser veiculado.

OUTRAS FORMAS DE PROPAGANDA

Mídias Alternativas

A demanda por espaço publicitário abriu novas perspectivas de mídia, de forma a atender interesses econômicos e estratégias de comunicação. As mídias alternativas inovam a cada dia, apoiadas em recursos tecnológicos. Já é possível fazer propaganda virtual, inserindo em determinado cenário a logomarca ou mensagem por computador.
Podemos destacar entre as mídias alternativas de fácil alcance para o anunciante: o busdoor (placas de propaganda afixadas nos para-brisas traseiros de veículos do transporte coletivo), as placas de esquina (propaganda localizada em postes de identificação de ruas) e a distribuição de folhetos (nas ruas ou residências).

Merchandising

É uma forma de propaganda indireta, em que o produto publicitário é inserido em um contexto maior, como um programa de televisão, filme ou uma foto, sem destaque direto, de forma a fazer parte “naturalmente” daquele cenário.
Essa associação com o programa/filme/foto tem um efeito persuasivo diante do consumidor, que acaba identificando o produto como a preferência de um determinado personagem ou da ação. Os conceitos dos personagens, do programa ou de parte dele transferem-se ao produto, com resultados diretos sobre o consumo.

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