ABC da Comunicação

Uma das principais ferramentas para o desenvolvimento das organizações modernas é a comunicação, recurso cada vez mais utilizado para que empresas e instituições alcancem seus objetivos estratégicos, realizando também suas funções sociais e econômicas.

A comunicação é a forma encontrada para se relacionar com o mercado de forma eficaz. Existem inúmeros segmentos de trabalhos de comunicação social (planos e ações), e uma agência de propaganda está apta a desenvolvê-los.

Conheça mais sobre o trabalho que uma agência de propaganda pode oferecer, as atividades do setor e a sua aplicabilidade e funcionalidade, através da Slogan Publicidade.


Todas as peças publicitárias que constam no portfólio e na parte institucional deste site são trabalhos desenvolvidos pela agência para clientes diversos.

Sistema de Produção

• Seu anúncio de mão em mão – JORNAL
• Cantando e falando nos ouvidos – JINGLES e SPOTS
• Seu anúncio no estúdio gráfico – ARTE FINAL
• Luz câmera ação – VT, VHS e FILMES
• Imprimindo texto e Imagens – IMPRESSÃO GRÁFICA
• Seu produto ou serviço pelo correio – MALA-DIRETA
• Pelas ruas da cidade – CARTAZ


SEU ANÚNCIO DE MÃO EM MÃO

JORNAL

Normalmente editado em padrão de 58cm de altura por 35,5cm de largura, aceita anúncios de diversos formatos, desde 1cm de altura por uma coluna (os 33,5cm de largura utilizados para diagramação divididos pelo tamanho da coluna comercial do jornal, que costuma ser de 5cm, seguindo acordo nacional) até o tamanho de uma página, ou página dupla.
É um veículo que permite a classificação de públicos a que se procura atingir (jornais mais populares ou elitistas, seções abordando economia, agricultura, segundos cadernos, variedades etc.).
Os anúncios podem ser desde somente com texto (all type) até com uso de ilustrações, fotos, desenhos e artes diversas.
Os custos por centímetro de um jornal são calculados de acordo com as posições nas páginas. As páginas ímpares tem custo mais elevado do que as pares, bem como as mais próximas ao início do jornal são mais caras do que as posteriores. Primeiras páginas de cadernos (classificados, segundo caderno, economia etc.) também costumam ter custos maiores do que as segundas, terceiras, quartas, e assim por diante.


CANTANDO E FALANDO AOS OUVIDOS

JINGLE E SPOT


Jingle: mensagem musicada de curta duração, de comunicação rápida, fácil de se lembrar e cantar, composta especialmente para determinado produto ou serviço.
Spot: comercial com locução e trilha musicada gravada de disco ou fita. Pode ter alguns efeitos sonoros, mas a locução é a parte mais distinguida.
As durações médias dos comerciais para rádio são de trinta segundos. As gravações são feitas em fitas magnéticas profissionais, que por sua vez são copiadas para o sistema de transmissão utilizado pelas emissoras de rádio. Os jingles podem ter desde uma voz e um violão até orquestras sinfônicas, dependendo da produção e objetivo. Os spots podem ser apenas com a locução, sem fundo musical, ou com música no clima do tema comercial, bem como efeitos sonoros.
O jingle, evidentemente, tem penetração muito maior em termos de massa e fixação de marca. Suas trilhas musicais (sem canto) podem ser utilizadas para fundo em gravações de spot com promoções, para lembrar sempre a empresa, e frequentemente o jingle é usado também para o áudio de VTs. De qualquer forma, um spot bem produzido e com linguagem direta tem suas funções comerciais bem atingidas.

 


SEU ANÚNCIO NO ESTÚDIO GRÁFICO


ARTE-FINAL

O trabalho de arte a partir de um layout, sendo composto de fotocomposições, letras-set, fotos, ilustrações, traços ou outras formas gráficas ficou superado com a tecnologia dos computadores. Os estúdios gráficos provocaram uma verdadeira revolução no trabalho de arte-final, que ganhou em dinâmica e precisão, com possibilidades de efeitos visuais, perspectiva gráfica e dimensão. O que era feito de forma quase que artesanal, transformou-se em criação profissional. Com a finalização do trabalho de arte, a peça é entregue para a etapa de pré-produção, com a confecção de fotolito, a partir do qual o trabalho pode ser entregue para impressão gráfica.
A arte-final é necessária para qualquer impressão gráfica, como por exemplo, cartazes, anúncios de jornais, revistas, outdoors, capas de livros ou discos, folhetos, malas-diretas, folders, catálogos, cartões de visita, papéis carta, envelopes etc.

 

LAYOUT

É uma apresentação preliminar do que será um anúncio, uma mala-direta, um cartaz, ou outra peça gráfica. É um trabalho não finalizado, procurando ser o mais aproximado possível da ideia de uma peça publicitária, ressaltando seus diversos elementos (título, ilustração ou outros). Depois de discutido e aprovado com o cliente, é passado adiante para arte-finalização.


LUZ, CÂMERA, AÇÃO

VT/VIDEOTAPE, FILME

Produções para televisão registradas através de sistema com câmera, edição eletrônica, mesas de efeitos, animação gráfica por computador etc.
Após a criação e apresentação de roteiro e storyboard de VT, há um caminho de produção a ser percorrido até o produto final. Dependendo da criação efetuada, existe a necessidade de se fazer cenas em estúdio, externas, ou ambas. Muitas vezes é preciso criar cenários, através de pintura, maquetes e recursos visuais por computador. Havendo ou não a presença de atores, um diretor dirige o vídeo. Após a coleta de imagens, passa-se ao processo de seleção, para edição das mesmas. Muitas vezes um simples VT de 15″ pode ter mais de 8 ou 9 takes a serem montados por um editor de imagens numa ilha de edição. Um VT também exige a locução, que pode ou não ser acompanhada de trilha sonora, ou mesmo dublagens de atores. Um recurso bastante utilizado na atualidade é o trabalho de animação gráfica por computador, que acrescenta ao produto final efeitos visuais, sejam para maquiar cenários reais ou para criar ambientes e mesmo personagens. A utilização de animação por computador racionaliza custos e garante a qualidade dos videotapes.
Recursos de efeitos visuais também podem ser utilizados, através de mesas especiais de edição. Desde uma boa ideia até à produção do VT é possível conseguir resultados bem mais positivos para a divulgação de um produto ou serviço.


IMPRIMINDO TEXTOS E IMAGENS DA SUA EMPRESA

IMPRESSÃO GRÁFICA

O processo para impressão em offset (a mais utilizada) começa fora da gráfica, dentro de um estúdio, onde se faz a arte-final de uma peça publicitária. Dela se produz o fotolito (um filme ou jogo de filmes para mais de uma cor), que é entregue à gráfica. O fotolito é gravado em chapa (ou chapas, para mais de uma cor) de alumínio, que é então colocada na máquina. Cada cor é impressa de cada vez, sendo sempre sobreposta (normalmente usa-se até quatro cores básicas – magenta, cyan, amarelo e preto -, de cuja combinação surgem outros tons, mas existem cores especiais).
O processo de impressão tipográfica é feito através de linotipos e clichês, sendo bem mais lento em termos de tempo para tiragens. O sistema offset é rotativo, permitindo impressão bem mais limpa e definida, sem falhas e com rapidez.
As Peças Gráficas em Detalhes
São muitas as formas de se criar e produzir uma peça publicitária impressa. Além da mala-direta, os folders, folhetos e relatórios são usualmente os mais solicitados. Clique abaixo nos tipos de impressão gráfica e veja exemplos dos trabalhos.
Folder
São impressos com uma só folha e com mais de duas dobras. Folders geralmente utilizados quando se quer dar uma configuração mais diferenciada a determinado produto.
Folhetos
São publicações com número de páginas entre 5 e 48, não se contando as capas. Folhetos podem ou não, além do texto, conter ilustrações, gráficos, fotos etc.; costumam conter dados explicativos, estatutos, estatísticas, entre outras formas.
Volantes/Tabloides
São impressos em pequenos formatos. Volantes costumam conter informações básicas de promoções, lançamentos ou eventos.
Relatórios
São impressos expondo as principais atividades de uma administração ou sociedade. Relatórios podem ter ainda características como, por exemplo, as de um Perfil de Município, com gráficos, mapas e informações.
Diversas outras peças gráficas são possíveis, com inúmeros formatos calculados para aproveitamento do papel: calendários, convites, crachás, diplomas, etiquetas etc.


SEU PRODUTO OU SERVIÇO PELO CORREIO

MALA-DIRETA


Divulgação de produtos ou serviços através de peças publicitárias impressas, por via postal, utilizando-se de listagem específica de nomes para endereçamento.
A mala-direta pode ter padrão desde uma simples carta circular até peças impressas mais elaboradas, como folders e mesmo catálogos; seus formatos, cores e padrões são intensamente variáveis. É um sistema direto e objetivo, a partir do momento em que a listagem do público alvo a ser atingido seja bem direcionada pela sua agência. A mensagem publicitária normalmente é encaminhada para o cliente habitual ou segmentos potenciais.
A elaboração de uma mala-direta criativa e objetiva quanto às mensagens publicitárias faz com que haja maior atenção ao produto ou serviço a ser vendido.


PELAS RUAS DA CIDADE

CARTAZ


Peça impressa em um só lado, em papel de grandes dimensões, para ser afixada em locais abertos – ambientes amplos ou ar livre -, anunciando informações comerciais ou eventos como exposições, espetáculos etc; o cartaz costuma ter um trabalho visual mais chamativo, buscando comunicação de forma rápida.

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